loja schroder 177 da MRGLMERGS
Loja Schroder 177 da MRGLMERGS

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

1184

A Inquisição Medieval
Wikipédia,Extraído de: Ad Tenebras Mistérios Antigos Occult Portal Medieval and Mythological Area, Adaptado por Spectrum

A Inquisição medieval foi uma série de inquisições (organismos da Igreja Católica para a supressão de acusados de heresia) de cerca de 1184, incluindo a Inquisição Episcopal (1184-1230) e mais tarde a Inquisição Papal (1230). 

Foi em resposta aos grandes movimentos populares em toda a Europa considerados apóstatas ou heréticos para o cristianismo, em particular o catarismo e os valdenses no sul da França e norte da Itália. Estes foram os primeiros movimentos de inquisição de muitos que se seguiriam. A inquisição medieval foi em resposta aos crescentes movimentos religiosos, em especial os cátaros referido pela primeira vez na década de 1140 e os valdenses começando em torno de 1170. "Hereges" individuais, como Pedro de Bruys, muitas vezes desafiaram a Igreja. No entanto, os cátaros foram a primeira organização herética em massa no segundo milênio, que representaram uma grave ameaça para a autoridade da Igreja. Este artigo abrange apenas essas primeiras inquisições, não a Inquisição romana a partir do século XVI, ou o fenômeno um pouco diferente da Inquisição espanhola, que estava sob o controle da monarquia espanhola, embora com o apoio do clero local. A Inquisição portuguesa e diversos ramos coloniais seguiram o mesmo padrão.
Embora o procedimento inquisitorial como um meio para combater a heresia fosse uma prática antiga da Igreja Católica, a primeira inquisição medieval, a inquisição episcopal, foi criada em 1184 por uma bula do papa Lúcio III Ad abolendam foi em resposta ao crescimento da heresia cátara no sul da França. É chamada de "episcopal" porque era administrada por bispos locais, que em latim é episcopus. Foi o embrião do qual surgiria o Tribunal da Inquisição e do Santo Oficio. O castigo físico dos hereges foi designado para os leigos. Por esta bula, os bispos foram obrigados a intervir ativamente para erradicar a heresia e foi dado o poder de julgar e condenar os hereges em sua diocese.

Todas as inquisições medievais importantes foram descentralizadas. As autoridades descansaram com as autoridades locais com base em orientações da Santa Sé, mas não havia nenhuma autoridade central executando as inquisições, como seria o caso das inquisições pós-medievais. Assim, há muitos tipos diferentes de inquisições, dependendo da localização e métodos; historiadores têm geralmente classificadas-as de inquisição episcopal e Inquisição papal...