loja schroder 177 da MRGLMERGS
Loja Schroder 177 da MRGLMERGS

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

CMSB


Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB
Atuação e funcionamento da CMSB

A Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB é formada pelas 27 Grandes Lojas Maçônicas Estaduais do Brasil, que reúnem 2.765 lojas e 126.000 membros ativos, (List of Lodges, ed. 2013). é uma entidade civil sem fins econômicos, com sede e foro na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil.
A CMSB constitui-se de dois órgãos deliberativos, um executivo e outro de fiscalização. Os deliberativos são a Assembleia Geral, órgão soberano e a Conferência de Grão-Mestres. O poder executivo é representado pela Secretaria Geral, responsável pela gestão da entidade, e também formada pelas Secretarias de Finanças e de Relações Exteriores. O órgão fiscalizador é denominado Conselho Fiscal, responsável pela análise e aprovação do movimento contábil da entidade.

A CMSB possui, entre suas finalidades:

a)    incrementar a difusão, pelas confederadas, da doutrina e dos postulados da Maçonaria Universal e do ideal maçônico;
b)    estudar e coordenar medidas que possam interessar às confederadas, no sentido da ação maçônica conjunta;
c)    sugerir e estimular instruções maçônicas entre as confederadas;
d)    ativar as relações das confederadas entre si e destas com outras instituições maçônicas regulares;
e)    manter cursos nos campos educativo, científico e assistencial, diretamente ou por intermédio das confederadas; conceder bolsas de estudo e promover programas assistenciais voltados para o indivíduo como pessoa humana útil e produtiva;
f)    manter, em sua sede, biblioteca que contenha departamentos público e maçônico e estimular a criação e o desenvolvimento de organismos similares pelas confederadas.

GRANDES LOJA CONFEDERADAS

A Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB é formada pelas 27 Grandes Lojas Maçônicas das unidades federativas do Brasil, que reúnem 2.765 Lojas e 126.000 membros ativos (List of Lodges, Ed. 2013).
Grande Loja Maçônica do Amapá
Grande Loja de Santa Catarina