loja schroder 177 da MRGLMERGS
Loja Schroder 177 da MRGLMERGS

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Inglaterra

Grão Mestre Adjunto da UGLE inicia jornalistas “à vista” e os expulsa da ordem em seguida.
A Maçonaria foi notícia novamente esta semana quando o irmão Peter Geoffrey Lowndes, Pro Grand Master (Grão Mestre Adjunto) da Grande Loja Unida da Inglaterra, fez maçons à vista, um editor e um jornalista do tabloide inglês “The Independent”, e não mais de 30 segundos depois os expulsou por “conduta imprópria de um maçom”. Esta expulsão é declaradamente devido a um artigo desagradável publicado pelo tabloide na semana anterior.
Um alto oficial da UGLE falou sob a condição de anonimato, tentando explicar as ações do Grão-Mestre: “o artigo publicado pelo The Independent na semana passada, foi um tapa na cara de todos os irmãos, e como os oficiais da UGLE perceberam que não teriam como punir os responsáveis pelo artigo calunioso, então eles decidiram que a melhor ação era expô-los publicamente, iniciando à vista Jamol Nahan (editor do The Independent) e Madame Lush (autor do artigo em questão) e imediatamente expulsando-os da ordem”.
peter_lowndes
Irmãos elogiaram as ações do Grão Mestre Adjunto, afirmando: “a Grande Loja Unida da Inglaterra tem perseguido uma política de abertura com a imprensa, antecedendo o aniversário de 300º anos da sua fundação no próximo ano, apesar das alegações difamatórias de culto ao diabo, xenofobia, misoginia, conspiração política e naufrágio do Titanic, tudo isso divulgado pelas mãos da mídia do Reino Unido. Temos que tomar uma posição onde podemos, e isso justifica as ações do Grão Mestre Adjunto, e ele deve ser aplaudido”.
Nem todos, no entanto, parecem satisfeitos com as ações Grão Mestre Adjunto. Maçons presentes à cerimônia descreveram suas ações como “injustas”, como os “ex-irmãos” Nahan e Lush. A rápida expulsão impediu os jornalistas de participarem do jantar na festividade após a cerimônia. Muitos dos membros mais velhos, no entanto, foram vistos sorrindo brevemente – pela primeira vez em anos, em alguns casos – com ironia.
Iniciar maçons “à vista” é uma das prerrogativas do Grão Mestre descritas nos landmarks de Mackey, que pode ser definido como o poder de iniciar, elevar e exaltar candidatos, pelo Grão Mestre, em uma loja ocasional, convocada por ele apenas para este feito.

1a Fonte – The Past Bastard Masonic News