loja schroder 177 da MRGLMERGS
Loja Schroder 177 da MRGLMERGS

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Foi um Sucesso!

VII Seminário Nacional do Rito Schröder em Porto Alegre - 2016
Porto Alegre - foto: google
Por: dlsotolepe
Refiro me ao VII Seminário Nacional do Rito Schröder, por isto temos que agradecer, ao Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitab. Ir. Paulo Roberto Pithan Flores; ao Eminente G.M. Adj., Resp. Ir. Norton Valladão Panizzi, dirigindo os trabalhos como Grão-Mestre em exercício; o Presidente da Grande Comissão de Liturgia do Rito Schröder Ir., Telmo Percival de Almeida, e os Membros da Comissão: Alvaro Germani; David Lorenzo Soto Lepe; Edson Luiz Cogo; Edson Roberto Silva da Fontoura; Hans Adolf Ruy Sailer; Jose Osvaldo Ramos Sayago e Leonir Omar Roos; Voluntários Cooperadores que trabalharam junto a Comissão: Ailson Pinto Moreira; Claudio A. da Silveira Kanitz; Claudio Pinto de Sá; Cleber Morales; Heráclito Martins; José Carlos Corá; Junior de Barcelos Peixoto; Lucas Brondani e o secretario Moacir Martins, ainda tem os que trabalharam direto ou indiretamente, como o pessoal do Hotel Continental que foram amáveis e competentes e assim cumprimentamos todos e agradecemos.
Homenagem a Kurt Max Hauser
Homenagem ao Ser. GM. Em Exercício Ir. Norton Valladão Panizzi

Comissão de Liturgia e Subcomissão

 Subcomissão, voluntários, cooperadores excelentes

 Participantes da Cinq. Ben. ARLS. Concordia Et Humanitas, 56

Cunhadas que participaram do Evento
Palestrantes do Evento:
Nome e tema:
Abertura dos trabalhos com:
09:30 - David Lorenzo Soto Lepe.
 Tapete do Rito Schröder

10:30 -João Ruffato, 
William Ballani e Pedro Henrique Braz de Vita  
   
11:15 – Walter Celso de Lima
                        Rituais Maçonicos, Para Que? Por Que? Qual sua Origem?

13:30 – Felício Korb
A Espiritualidade do Rito Schröder

14:15 – Rui Aurélio de Lacerda Badaró
O Iluminismo Alemão Como Substrato Para a Construção do Sistema de Ensino de Schröder.

15:15 – Rui Jung Neto
O Ritual de 1960 e o Colégio de Estudos do Rito Schröder Ir. Gouveia.

Os Palestrantes Homenageados pelo GM. em Exercicio Ir. Norton Valladão Panizzi e o Presidente da Comissão de Liturgia do Rito Schröder Ir. Telmo Persival de Almeida.

Houve uma presença de mais de 180 Irmãos no grau de AM., CM., e MM., representando um total de 129 Lojas de todo o Brasil.

Então o próximo e “VIII Seminário Nacional do Rito Schröder” será no Or. de Recife, PE – em novembro de 2017. Desde já nos vamos preparando com mala e cuia para participar abraçar os IIr., e conhecer a bela cidade de Pernambuco.
Saudamos e agradecemos ao Colégio de Estudos do Rito, representados por: Ari de Souza Lima, Luiz Roberto Voelcker, João Paulo Deluque Rufatto e Rui Jung Neto (Tive a Honra de conhecer o querido Ir. Ari)
Meu fraternal abraço a todos.
dlsotolepe
Loja Friedrich Ludwig Schröder, 177
MRGLMERGS


Recife, onde nos espera o VIII Seminario Nacional Schröder



Comentários recebidos:


Caros Irmãos todos,
Por: Rui Jung Neto:
Segue a resposta à pergunta que ficou pendente no final da minha palestra no VII SNRS-KMH:
Todos os Estados do Brasil tem Lojas do Rito?
Temos cadastradas no Colégio: 129 Lojas de 23 Potências: 13 Grandes Lojas; GOB (1) e 9 Grandes Orientes estaduais independentes;

Nossas 129 Lojas se localizam em 19 Estados e no DF, a saber: AM; AP; BA; CE; DF; ES; GO; MG; MT; PA; PB; PE; PI; PR; RJ; RN; RO; RS; SC; SP, totalizando 20 unidades federativas com Lojas do Rito Schröder.

Com o Cordial Aperto de Mão do Ir. Rui Jung Neto
Colégio de Estudos do Rito Schröder Ir. Gouveia - Colegiado Diretor
www.colegioschroder.org.br
(51) 99942-2605 (Vivo e WhatsApp) – ruijung@gmail.com (Skype)
Rumo ao VIII Seminário Nacional do Rito Schröder - ao Or. de Recife – PE – em novembro de 2017



Meus queridos IIr.!
Em nome da B.A.R.L.S. Aôr e Harmonia de Sobradinho, 116, saúdo tds membros da Grande Comissão de Liturgia do Rito Schroder, da Comissão Organizadora, Palestrantes e todos IIr. que de uma forma ou outra colaboraram para o sucesso e brilhantismo do VII Seminário do Rito Schroder . Agradecemos tb de uma forma toda especial ao nosso querido Ir. Telmo Percival, pelo espaço concedido para divulgação do nosso "Encontro Gaúcho do Rito Schroder" a realizar-se no Oriente de Sobradinho no dia 27/05/2017 ocasião em que estaremos comemorando nosso aniversário de 25 anos. !!
Com uma saudação fraternal
V.M. Giancarlo Weber
B.A.R.L.S. Aôr e Harmonia de Sobradinho, 116 Rito Schroder
 B.A.R.L.S. Aôr e Harmonia de Sobradinho, 116

Lembro-me de um email que recebi sem a fonte.
Por: dlsotolepe
Contava que um professor de faculdade lecionando a mais de 15 anos.
Encontrou-se com um aluno que tinha se formado há dez anos, bem casado, casa própria, belo auto e feliz com sua profissão, ganhando dinheiro. Agradeceu muito o professor dizendo-lhe que: “ele era um dos responsáveis pelo seu sucesso”.
O Professor no outro dia cedo tinha que ir a lecionar na faculdade de sempre, como todo dia, mas muito desmoralizado porque os alunos eram umas pestes a pesar da idade pareciam crianças malvadas.
Olhando se no espelho, o professor disse: “sou um bom professor e os alunos não se deram conta, hoje vai ser diferente”.
Chegou à sala de aulas e os alunos feitos uns animais, a sala toda virada, atirando coisas pelas cabeças, cadernos etc., eles não deram importância à entrada do professor, então ele bate fortemente a mesa com a palma da mão sentindo dor, mas dissimulou durante toda a manha.
Disse a eles, “ontem encontrei um ex-aluno meu feliz com muito sucesso na profissão”.
“Somente 5% dos alunos de uma sala de aulas tem sucesso e a partir de hoje, quero dedicar-me somente a esses 5% o resto pode sair e nunca mais voltar”.
Todos ficaram se olhando, ordenaram a sala, sentaram educadamente e nunca mais durante o ano houve desordem. Todos se formaram e todos foram felizes.
Pergunto:
Poderíamos comparar com uma Loja Maçônica? (referente ao 5%?)
Estando na Maçonaria, porque não participam?
Qual será sua finalidade?
Isso de que não tem conteúdo, porque não levar um para somar?
Pela Maçonaria passaram tanta gente importante e ainda tem, pensando assim, não seria uma “HONRA” fazer parte dela?
Quero dizer com todo isto, que: vendo visitantes que participaram do Seminário de vários Estados do Brasil, considerando algo de importância para o Rito e todos que fazem parte dele, conhecer IIr. de outros Estados e Potencias, sem falar do bom Relacionamento Social e o aprendizado que nos deixa, ainda faltaram Irmãos!.
Quem compareceu com certeza, ganhou muito!
Era o que tinha!

dlsotolepe

Por: Rui Jung Neto
Os Palestrantes do VII SNRS-KMH homenageados pelo GM. em Exercício Ir. Norton Valladão Panizzi e pelo Presidente da Comissão de Liturgia do Rito Schröder Ir. Telmo Persival de Almeida.
Caros IIr., foi uma honra fazer parte deste time de alto nível!
Registro porém, a falta do  Ir. Pedro Henrique Braz de Vita, C.M., da ARLSU Construtores de Templos Nr.138, que apresentou sua palestra juntamente com a do Ir. William Bellani.

E, já que todos fomos palestrantes, sugiro pegar as fotos que foram tiradas quando estávamos falando no púlpito ou leitoril do salão do seminário.


Com o Cordial Aperto de Mão do Ir. Rui Jung Neto, AStM
“Aprendendo, ensinarás. Ensinando, aprenderás.”
Ex-V.M. da Cinq. Ben. A.R.L.S. "Concordia et Humanitas" Nr. 56 - ao Or. de Porto Alegre – RS – Rito Schröder
Colégio de Estudos do Rito Schröder Ir. Gouveia - Colegiado Diretor
www.colegioschroder.org.br
(51) 99942-2605 (Vivo e WhatsApp) – ruijung@gmail.com (Skype)
Rumo ao VIII Seminário Nacional do Rito Schröder - ao Or. de Recife – PE – em novembro de 2017


Caro Irm. Sotolepe.
Congratulo-me com toda a Comissão Organizadora do VII Seminário e porque não, a Grande Loja do RS, pelo êxito 
do Evento, que preencheu e superou todas as minhas expectativas. Tudo muito bem feito e uma fraternidade que bem
identificou o Gaúcho. Valeu a pena nos deslocarmos, por maior que tenha sido a distância. Parabéns, portanto.
Com Cordial Aperto de Mão.
Fco. da Rocha Barbosa

ARLS João César nº 121 - GLMECE

VII SNRS – Ir. KMH
Por:  Cláudio Pinto de Sá
Gravo este texto em 15 de novembro de 2016, ainda extasiado com o Evento maçônico/social levado a efeito em Porto Alegre / RS, nos dias 11 e 12 de novembro de 2016.
Estive em Fortaleza, Florianópolis, Curitiba e Brasília por ocasião do “Seminário Nacional do Rito Schröder”, naqueles OOr..
Está definitivamente consagrado (assim penso) o segundo fim de semana de novembro como a data em que reveremos e/ou conheceremos IIr. (e cunhadas) de todo o Brasil. Essa inteligente opção dá oportunidade para os que se deslocarem ao Or. do Seminário, tenham um feriado próximo (dia 15) para agregarem o turismo local na suas viagens. E turismo é cultura!
A cada ano vão sendo acrescidos detalhes que qualificam cada vez mais “nosso” Seminário. A instituição de um homenageado, ou Patrono, é um deles.
No VII SNRS – Ir. KMH foi lançado o MARTELO ITINERANTE, um estojo contendo um Martelo Pontiagudo de metal (próprio do Rito Schröder), com uma placa interna historiando o lançamento e uma placa menor externa identificando o Seminário (a cada Seminário será colada nova placa com a identificação local). O Ir. Bleno Porfírio da Cruz Júnior, V.M. da ARLS Mensageiros da Luz, Nº 51, ao Or. de Recife - PE, Presidente do VIII SNRS,  a ser realizado na capital pernambucana, recebeu das mãos do Ir. Telmo Persival de Almeida, Presidente do VII SNRS – Ir. KMH, o MARTELO PONTIAGUDO, que ficará em sua guarda até o VIII SNRS, quando o repassará ao Ir. Presidente do IX SNRS; e assim sucessivamente.
Foi muito bonito a inclusão de um espaço de 20 minutos, na solenidade de abertura, para apresentação do aspecto cultural local, com um grupo de danças, chamado (aqui) de invernada artística, e de um casal de declamadores. Não foi instituído esse segmento, é verdade, mas que ficaria bonito em próximos Seminários, ficaria.
Outro detalhe a destacar foi a indicação do traje masculino, com paletó e gravata. Ora, se trabalhamos no Rito Schröder o ano todo, com luvas, gravata borboleta e cartola, devemos, sim, qualificar “nosso” Seminário com um traje digno ao Evento. As intempéries ficam do lado externo ao local realizado, normalmente climatizado.
Enfim, com aquele gostinho de “quero mais”, encerro essas considerações. Não sem antes me despedir da marca que acompanhou muitos e-mails e WhatsApp neste ano;
F A L T A M  3 6 0 dias para o VIII SNRS ao Or. de Recife - PE
Fraternalmente, com o meu...
C A M
Ir.  Cláudio Pinto de Sá - M.M.
CBARLS "Concordia et Humanitas", Nº 56
Rito Schröder    -   Or. Porto Alegre   -   RS
MRGLMERGS
(51) 99749-9965 (Vivo) WhatsApp

Caros Irmãos todos,
Por Rui Jung Neto 
Este é para agradecer em nome do Colegiado Diretor do Colégio de Estudos do Rito Schröder Ir. Gouveia, aos valorosos Irmãos que efetivamente trabalharam em prol do VII Seminário Nacional do Rito Schröder – Ir. Kurt Max Hauser - Porto Alegre – RS - 11 e 12/11/2016, bem como aos cerca de 180 Irmãos de todos os rincões do nosso país que aqui acorreram e participaram do evento que ficará eternamente gravado em nossas memórias e em nossos corações.

Fazemos questão de destacar também, o apoio e o incentivo da Grande Administração da MRGLMERGS, especialmente nas pessoas do Sereníssimo G.M., Respeitab. Ir. Paulo Roberto Pithan Flores, e do Emin. G.M. Adj., Respeitab. Ir. Norton Valladão Panizzi, e nas dos membros da Grande Comissão de Liturgia do Rito Schröder, da Comissão Organizadora e das suas subcomissões.
Com a saudação fraternal dos Irmãos Antonio Gouveia Medeiros e Gert Odebrecht (in memoriam);  Friedrich Carl Franzke (Emérito); Ari de Souza Lima, Luiz Roberto Voelcker, João Paulo Deluque Rufatto e Rui Jung Neto.
Colégio de Estudos do Rito Schröder Ir. Gouveia - Colegiado Diretor

Site do Colégio: www.colegioschroder.org.br

Rumo ao VIII Seminário Nacional do Rito Schröder - ao Or. de Recife – PE – em novembro de 2017

Caros Irmãos da Grande Comissão de Liturgia do Rito Schröder da MRGLMERGS,

Por: Rui Jung Neto:
Este é para agradecer em nome do Colegiado Diretor do Colégio de Estudos do Rito Schröder Ir. Gouveia, aos valorosos Irmãos da GCLRS que efetivamente trabalharam em prol do VII Seminário Nacional do Rito Schröder – Ir. Kurt Max Hauser - Porto Alegre – RS - 11 e 12/11/2016:
Grande Comissão de Liturgia do Rito Schröder da MRGLMERGS
Cargo
Nome
Loja
Presidente
TELMO PERSIVAL DE ALMEIDA
VIGILANTES DO BOTUCARAI (89)
Membro
ALVARO GERMANI
CONCORDIA ET HUMANITAS (56)
Membro
DAVID LORENZO SOTO LEPE
FRIEDRICH LUDWIG SCHRÖDER (177)
Membro
HANS ADOLF RUY SAILER
MARTIN LUTHER (198)
Membro
JOSÉ OSVALDO RAMOS SAYAGO
EXCELSA VERDADE (210)
Membro
LEONIR OMAR ROOS
VIGILANTES DO BOTUCARAI (89)
Com a saudação fraternal dos Irmãos Antonio Gouveia Medeiros e Gert Odebrecht (in memoriam);  Friedrich Carl Franzke (Emérito);
Ari de Souza Lima, Luiz Roberto Voelcker, João Paulo Deluque Rufatto e Rui Jung Neto
Colégio de Estudos do Rito Schröder Ir. Gouveia - Colegiado Diretor

Site do Colégio: www.colegioschroder.org.br
Rumo ao VIII Seminário Nacional do Rito Schröder - ao Or. de Recife – PE – em novembro de 2017


Seminário Nacional do Rito Schröder - Ir. Kurt Max Hauser 
Caros Ir Todos, muito bom dia! Já com saudades dos IIr:. que abrilhantaram este inesquecível Seminário que a Fraternidade Maçônica Schröeder nos proporcionou! Meu agradecimento Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul e a todos e cada Obreiro que trabalhou, Palestrou e que participou. 
Ir Nelson Jung
Ex-VM ARLS Trajano Reis - 100 ao Oriente de Curitiba - GOP - Rito Schröder 

Prezado Ir. Rui Jung e IIr. Todos, suas palavras nos comovem, vindo de um especialista em Seminários, agradecemos do fundo de nossa alma sua grande participação na divulgação e nas suas considerações a respeito da organização. 
Somos todos vencedores mas o que realmente ganhou muito com isso foi a união entre as Potências e o crescimento da Maçonaria entre os Irmãos de todos os Orientes.
Temos muito que aprender, muito que agradecer...
A participação da nossa GLMERGS foi fundamental, tornando nosso evento do tamanho que nossos Irmãos mereciam.
Somos apaixonados pela Maçonaria e por que nos propomos a fazer, aliado as pessoas envolvidas transforma na razão do Sucesso do Evento.
Ir. Moacir Martins
Secretário do VII Seminário Nacional do Rito Schröder Ir. Kurt Max Hauser 

Caros IIr. todos:
Enviado por Rui Jung Neto.
Como prenunciava a cerimônia de abertura, o VII Seminário foi um sucesso em todos os sentidos, pelo que cumprimentamos a MRGLMERGS, nas pessoas do Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitab. Ir. Paulo Roberto Pithan Flores, e do Eminente G.M. Adj., Respeitab. Ir. Norton Valladão Panizzi, que presidiu o evento na condição de Grão-Mestre em exercício, e a Grande Comissão de Liturgia do Rito Schröder que atuou como Comissão Organizadora e suas subcomissões, na pessoa do seu Presidente, o Venerável Ir. Telmo Percival de Almeida.
Cumprimentamos ainda, os mais de 180 Irmãos de todos os rincões do Brasil que prestigiaram o evento, numa verdadeira Cadeia de União que representou as 129 Lojas do Rito no nosso país, e que deixou saudades nos corações de todos os presentes.
 Meus Irmãos, aproveitamos para solicitar que todos os que tiraram fotos do VII SNRS-KMH, façam uma seleção e as enviem para o Colégio ou, se preferirem, para o nosso e-mail.
E, por último, mas não menos importante, para informar que o VIII Seminário Nacional do Rito Schröder será ao Or. de Recife – PE – em novembro de 2017, parabéns Irmãos Pernambucanos!
Com a saudação fraternal dos Irmãos Antonio Gouveia Medeiros e Gert Odebrecht (in memoriam);  Friedrich Carl Franzke (Emérito);Ari de Souza Lima, Luiz Roberto Voelcker, João Paulo Deluque Rufatto e Rui Jung Neto
Colégio de Estudos do Rito Schröder Ir. Gouveia - Colegiado DiretorSite do Colégio: www.colegioschroder.org.br
Rumo ao VIII Seminario Nacional do Rito Schröder – ao Or. De Recife – PE – em novembro de 2017.

Para mim foi um Seminário maravilhoso, bons trabalhos, boa gente, harmonia, fraternidade, organização, pontualidade, todos iguais, sim diferenças, mas cada um com sua afinidade para com o outro. Que bom!
Gostei tanto que pensei na Maçonaria, nas Lojas, nos IIr.: que a compõem, que sirva como exemplo com certeza cada Loja poderia ser melhor ainda.
Participei como Membro da Comissão de Liturgia do Rito Schröder junto a subcomissão (nove IIr.), vi a inteligência, vontade e rapidez destes IIr. Que: como voluntários fizeram como uns profissionais do ramo, “organizar um Seminário como disse o presidente Ir. Telmo”, “não e fácil” mas, com estes jovens, foi sim! Agradeço Ao presidente Ir. Telmo Percival de Almeida e seus comandados, não foi necessário Ordens o pedidos repetitivos, cada um sabia sua missão a cumprir e assim foi. A todos meus Parabéns, cumpriram a Missão.
Obrigado Ao Resp. Ir. Paulo Roberto Pithan Flores Ser. GM. da MRGLMERGS., Eminente Grão Mestre Adjunto Ir. Norton Valladão Panizzi que:Trabalhou como GM. em Exercício. Deixaram as portas abertas da GL. Para tratar do Evento com o Ir. Telmo dando-nos todas as facilidades para o beneficio do Seminário e o Rito.
dlsotolepe – Loja 177 RGS. 

Pelo visto não temos a menor dúvida que foi mais um sucesso o Seminário Nacional do Rito Schröder, desta feita o VII e que foi realizado na belíssima e acolhedora cidade de Porto Alegre-RS.
Parabéns a todos os Irmãos Schröder do Brasil.
Um CAM,
Iatagan Costa
Ex-Venerável Mestre da ARLS Dragão do Mar 122 - GLMECE
Ex-Presidente do Núcleo de Estudos e Divulgação do Rito Schröder
Atual 1º Vigilante da Loja Dragão do Mar 122 - Oriente de Fortaleza-Ce.