loja schroder 177 da MRGLMERGS
Loja Schroder 177 da MRGLMERGS

domingo, 23 de julho de 2017

CMI

Assembleia marca 70 anos da CMI
24 . abril . 2017
Maior bloco Maçônico do mundo, a Confederação Maçônica Interamericana – CMI – comemorou em grande estilo seu 70º aniversário de fundação. Atualmente composta por mais de 77 Potências Maçônicas, de 24 países da América (do Sul, Central e do Norte) e Europa, a entidade (criada em 14 de abril de 1947) tem na presidência o Irmão Oscar de Alfonso Ortega, Grão-Mestre da Grande Loja da Espanha (1º europeu a dirigi-la) e como Secretario Executivo Irmão Rudy Barbosa Levy, ex-Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia.



A Assembleia Geral teve início já no dia 18, com a reunião do Conselho Executivo, tratando de temas importantes com os dirigentes das seis zonas que compõem a CMI. Nos dias 19 e 20, a Assembleia-Geral teve início, com a participação de mais de 650 Maçons. Grão-Mestres, Grão-Mestres Adjuntos, Ministros e Secretários de Relações Exteriores e Maçons de todas as nações confederadas estiveram presentes. O GORGS teve como representantes o Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago e o Ministro das Relações Exteriores Fúlvio Delavi. No dia 21, foram apresentadas conferências sobre a história da CMI e seus projetos mais recentes, destacando a apresentação da ata de fundação. Já no dia 22, foram apresentados os resultados, as conclusões e as recomendações do 1º Congresso Mundial Virtual, organizado pela CMI durante todo o 2º semestre de 2016, com discussões importantes sendo realizadas através de salas de debates na internet, envolvendo Maçons de todos os países membros.
Um dos pontos mais tensos e importantes do evento foi, sem dúvida, o anúncio de sanções a dois dirigentes brasileiros, por incessantes ataques verbais contra diversas Potências Maçônicas regulares brasileiras, inclusive contra a própria CMI. Foram declarados como “Persona Non Grata” na CMI os dirigentes do Grande Oriente do Brasil – GOB –Marcos José da Silva (Grão-Mestre Geral) e Tullio Colacioppo (Grande Secretário de Relações Exteriores). A Potência a qual pertencem não sofrerá nenhum prejuízo, pois a sanção refere-se aos Irmãos de forma individual e permanecerá ativa até que os mesmos retratem-se publicamente pelas manifestações proferidas.
Após as reuniões nas quais foram tratados temas importantes para a Maçonaria latino-americana, foi realizada grande comemoração em jantar festivo, tornando inesquecível a passagem dos 70 anos da Confederação Maçônica Interamericana.